Rádio Buscar

Historicamente crítico, período de Carnaval acende alerta máximo no Hemosul

Hemorrede de MS funcionará em horário especial no período 1° a 6 de março

Cb image default
Divulgação

Historicamente crítico para os centros de hematologia País afora, o período de Carnaval derruba em até 30% a quantidade de doações de sangue em Mato Grosso do Sul. Por esse motivo, o Hemosul Coordenador, que fica em Campo Grande, convoca a população para contribuir com doações que salvam vidas.

Em 2019, especificamente, três fatores preocupam os gestores do Hemosul, explica a coordenadora técnica da instituição, Marina Sawada. “Além das viagens e ingestão de bebidas alcoólicas, comuns nesta época do ano, tem a questão das chuvas, que atrapalham o movimento de doadores”, revela.

Segundo Marina, as fortes chuvas desta semana já refletiram negativamente na quantidade de doações. “Na terça-feira (19.2) foram 104 doadores. Ontem, caiu para 89. Exatamente, por isso, a preocupação com o Carnaval aumenta. Precisamos de uma média de 180 doações diárias para atender períodos prolongados de feriados”, afirma.

Estoque crítico

Todos os hospitais públicos e privados do Estado são atendidos pela Rede Hemosul. Atualmente, o estoque de sangue do tipo O negativo está crítico. Mas a rede alerta para a doação de todas as tipagens sanguíneas. “Nossa demanda principal é de plaquetas, que têm validade de cinco dias. Temos muitos pacientes hematológicos, oncológicos e com dengue hemorrágica para atender”, diz Marina.

Atendimento

A Hemorrede de Mato Grosso do Sul funcionará em horário especial no período 1° a 6 de março. Localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, o Hemosul da Capital atenderá nesta sexta-feira (1°.3) das 7h às 17h.

No sábado (2.3) e na segunda-feira (4.3) o horário será reduzido: das 7h às 12h; domingo (3.3) e terça-feira (5.3) não terá expediente. Na quarta-feira (6.3) o horário de atendimento será das 13h às 17h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.